Contamos com um
grupo valoroso de alunos de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem.
O Laboratório ACESIN é coordenado pela Professora Aniela Improta França ( LATTES / Orcid / ResearcherID / Loop / Google Scholar), membro da pós graduação em Linguística da UFRJ.
ACESIN MEETINGS 2021
MARÇO Assembléia de Organização
31 – Reunião por Zoom (ata)
MAIO – Tema: Predição
Líder: Emily Silvano
EQUIPE: Emily, Kate, Adryane
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 28 de julho
12
- Apresentação do tema – Emily e Kate
- huettig_2015
- Vídeo encontro de 12 de Maio
26
- Resenha: Isadora (10min.)
- Apresentação Adryanne e Bernardo
- Gambi et al, 2018
- Vídeo encontro de 26 de maio
02/06
- Resenha: Felipe
- Mantegna et al 2019
- Vídeo encontro de 2 de junho
09/06
- Resenha: Júlia
- sugestão de leitura extra do mês: Pickering et al 2018
Apresentação de vídeos-palestras sobre predição.
https://beckman.illinois.edu/about/news/article/2015/11/23/0e68c59d-f3dc-4db4-a2cb-0e57d1b62f47
https://youtu.be/WLzZdbjvxvM?t=180
Vídeo do Encontro de 9 de junho
JUNHO – Tema: Bootstrapping
Líder: Mayara
16
- Resenha: Anabela
- Análise do texto: Höhle, B. Bootstrapping mechanisms in first-language acquisition, v. 47, n. 2, p. 359-382, 2009. (Olívia)
- Vídeo do encontro de 16 de junho
23
- Resenha da semana anterior – Jéssica
- Texto: Fisher, C., Gertner, Y., Scott, R. M., Yuan, S. Syntactic bootstrapping. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, v. 1, n. 2, 143-149, 2010. (Emily)
- Vídeo encontro de 23 de junho
30
- Resenha da semana anterior (10min.) Leo
- Texto: Gutman, A., Dautriche, I., Crabbé, B., Christophe, A. Bootstrapping the syntactic bootstrapper: Probabilistic labeling of prosodic phrases. Language Acquisition, v. 22, n. 3, p. 285-309, 2015. (Isadora)
- Texto: Abend, O., Kwiatkowski, T., Smith, N.J., Goldwater, S. Steedman, M., Bootstrapping language acquisition. Cognition, 164, p. 116-143, 2017 (Mayara)
JULHO – Tema: Teoria da Mente e interfaces
Líder: Kate
07
- Apresentação geral de ToM – (Westra & Carruthers, 2018 – Theory of Mind) – Kate
- vídeo do encontro
- Vídeo Experimento Southgate
- Paper Southgate
14
- ToM em interface com games – (Zhang, Hedden & Chia, 2012 – Perspective-talking and depth of theory-of-mind reasoning in sequential-move games) – Mayara
- Video Encontro 14 de junho
21
28
- ToM em interface com distúrbios de desenvolvimento: o caso dos autistas – (Whyte, Nelson & Scherf, 2014 – Idiom, Syntax, and Advanced Theory of Mind Abilities in Children With Autism Spectrum Disorders) – Jéssica
- Vídeo do Encontro de 28 de julho
- Dissertação Fernanda Marques sobre expressões idiomáticas em indivíduos com TEA
- Tese Fernanda Marques sobre expressões idiomáticas em indivíduos com TEA
AGOSTO
Tema: Bilinguismo Líder: Victor Ramos
EQUIPE: Victor Ramos, Stefanie Martin, Olívia Bogo e Renata Vitória
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 27 de outubro de 2021
04
- Resenha: Julia
- CLAHSEN, H.; FELSER, C. How native-like is non-native language processing? Trends in Cognitive Science. V. 10, nº 12, 2006, pp. 564 – 570 Elizabeth e Anabella.
- Encontro 4 de agosto
11
- Resenha:
- Apresentação (40min.)
18
- Resenha: (10min.) (alguém do grupo do felipe)
- Apresentação comentada de vídeo de uma conferência do Prof. Dr. Ricardo Augusto de Souza (UFMG)
- Douglas Fir Group, A Transdisciplinary Framework for SLA in a Multilingual World e Werker JF, Hensch TK. Critical periods in speech perception: new directions. Annu Rev Psychol. 2015 Jan 3;66:173-96.
- Encontro de 18 de agosto
25
- Resenha (10min.) (Victor)
- Painel dos estudos conduzidos no mês (20min.) – resumo das atividades e leituras
- Apresentação do paper do grupo de Boostrapping (Mayara de Sá) – não apresentado
- Encontro de 25 de agosto
- Resenha: Marleny
- Abertura do mês – Renata ( overview – slides sobre vocabulário a respeito do assunto) – 40 minutos.
- Disfluência e narratividade: a importância do olhar prosódico sobre a aquisição da linguagem (resenha sobre uma fala de Ester Scarpa) – Stefanie
- Encontro de 1 de setembro
- Resenha: Emily
- Apresentação (40min.)
- A Diagnostic Marker to Discriminate Childhood Apraxia of Speech From Speech Delay: I. Development and Description of the Pause Marker – Jessica
- Encontro de 8 de setembro
- Resenha: Jessica
- A Treatment for Dysprosody in Childhood Apraxia of Speech – Olívia e Victor
- QUIZZ
- Encontro de 15 de setembro
- Painel dos estudos conduzidos no mês (20-30min.) – resumo das atividades e leituras – Renata
- Elisabete Giusti
- Apresentação
- Resenha: (10min.)
- Apresentação
- Resenha: (10min.)
- apresentação do paper da Renata