Contamos com um
grupo valoroso de alunos de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem.

O Laboratório ACESIN é coordenado pela Professora Aniela Improta França ( LATTES Orcid ResearcherID / Loop / Google Scholar), membro da pós graduação em Linguística da UFRJ. 

ACESIN MEETINGS 2021

MARÇO Assembléia de Organização
31 – Reunião por Zoom (ata)​
​MAIO – Tema: Predição
Líder:  Emily Silvano
EQUIPE: Emily, Kate, Adryane
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 
28 de julho
​12

26

02/06 

09/06 

  • Resenha: Júlia

Apresentação de vídeos-palestras sobre predição.
https://beckman.illinois.edu/about/news/article/2015/11/23/0e68c59d-f3dc-4db4-a2cb-0e57d1b62f47
https://youtu.be/WLzZdbjvxvM?t=180
​Vídeo do Encontro de 9 de junho

JUNHO – Tema: ​ Bootstrapping 
Líder:  Mayara
16 

23

  • Resenha da semana anterior – Jéssica

30


​JULHO – Tema: Teoria da Mente e interfaces                            
Líder:  Kate
​07    

​  14 

 21 

 28

AGOSTO
Tema: Bilinguismo    Líder: 
Victor Ramos
EQUIPE: Victor Ramos, Stefanie Martin, Olívia Bogo e Renata Vitória
APRESENTAÇÃO DE PAPER: 27 de outubro de 2021
04

11

  • Resenha: 
  • Apresentação (40min.)

ULLMAN, Michael T., The declarative/Procedural Model: A Neurobiologically Motivated Theory of First and Second Language. In: VANPATTEN, Bill & WILLIAMS, Jessica., Theories in Second Language Acquisition. Second Edition, New York : Routledge, 2020, pp. 135 – 158.

18

25

  • Resenha (10min.) (Victor) 
  • Painel dos estudos conduzidos no mês (20min.) – resumo das atividades e leituras
  • Apresentação do paper do grupo de Boostrapping (Mayara de Sá) – não apresentado
  • Encontro de 25 de agosto 
SETEMBRO – Tema Apraxia da fala infantil ​Lider: Renata Vitoria 01 08 15 22
  • Painel dos estudos conduzidos no mês (20-30min.) – resumo das atividades e leituras – Renata
  • Elisabete Giusti
29 ​OUTUBRO ​Tema: Sistemas de memória Líder – Olívia Fernandes Bogo Prazo para a apresentação do paper: 8.12.21 Tema: sistemas de memória 06/10/2021 Resenha da semana anterior (10min). Análise de texto (40min). Apresentador: Leonardo Cabral. Referência: Purves, D.; Augustine, G.J.; Fitzpatrick, D.; Hall, W.C.; LaMantia, A.-S.; McNamara, J.O.; White, L.  (Eds.).  Neuroscience (6th Ed.). Oxford: Oxford University Press, 2018. 13/10/2021 Resenha da semana anterior (10min). Análise de texto (40min). Referências: Apresentadora: Júlia Cataldo. ULLMAN, M. T.; MIRANDA, R. A.; T., M. L. Sex differences in the neurocognition of language. Sex differences in the brain from genes to behavior, 2008. pp. 291-309. 20/10/2021 Apresentador: Victor Ramos. ULLMAN, M. T. The declarative/procedural model: a neurobiological model of language learning, knowledge, and use. In: Neurobiology of language. Academic Press, 2016. pp. 953-968. Explicando a memória (trecho) – “convidado” prof. Michael Ullmann – Apresentadora: Stefanie Martin. Link: Michael Ullman 27/10/2021 Resenha da semana anterior (10min). Bernardo Teste de memória com os alunos. (Aplicados pela Olívia). Apresentação do paper sobre bilinguismo – grupo liderado pelo Victor Ramos. ​ ​NOVEMBRO Tema: Funções Executivas                                   Líder:  Stefanie EQUIPE: Stefanie, Olívia,  Victor VIABILIDADE PARA NOVOS MEMBROS:  APRESENTAÇÃO DE PAPER: 26 de janeiro, 2022 ​3
  • Apresentação 
10
  • Resenha:  (10min.)
  • Apresentação 
17
  • Resenha: (10min.)
24
  • apresentação do paper da Renata