O que acontece
no cérebro quando produzimos, ouvimos ou lemos uma palavra ou sentença?
O Laboratório ACESIN (Acesso Sintático) investiga os fundamentos neurofisiológicos da aquisição da linguagem, acesso lexical e processamento de sentenças.
A simples ação de reconhecer e produzir palavras e depois, juntá-las em sentenças envolve uma série de cognições sutis que até recentemente não podiam ser avaliadas em profundidade. O Laboratório ACESIN (Acesso Sintático) investiga os fundamentos neurofisiológicos da aquisição da linguagem, acesso lexical e processamento de sentenças, estudando os aspectos sintáticos, morfofonológicos e semânticos do processo.
Para isso, usamos protocolos de psicolinguística on-line e registros de potencial cerebral relacionado a eventos (EEG/ERPs) extraídos do couro cabeludo de voluntários enquanto lêem ou ouvem estímulos linguísticos.
Contamos com um grupo valoroso de alunos de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem. Também cooperamos com vários laboratórios de neurociência que usam a linguagem como estímulo ou objeto de estudo.
O Laboratório ACESIN foi fundado por Aniela Improta França ( LATTES / Orcid / ResearcherID / Loop / Google Scholar), Professor Titular do Departamento de Linguística e membro da pós-graduação em Linguística da UFRJ.