Contamos com um
grupo valoroso de alunos de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem.

O Laboratório ACESIN é coordenado pela Professora Aniela Improta França ( LATTES Orcid ResearcherID / Loop / Google Scholar), membro da pós graduação em Linguística da UFRJ. 

Neuropsicofisiologia da Linguagem

Semantica da duração / Percepção de tempo no processamento de linguagem
Prof. Thiago Oliveira da Motta Sampaio (UNICAMP)

Sentence Processing: Intra-sentential binding, subject-object assymetries; focus-topic operations, recursion: direct and indirect; control constructions and infinitive inflexion; complements vs adjucts
​Prof. Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Prof. Marije Soto (UFRJ)
​Prof. Marcus Maia  (PPG em Linguística UFRJ)
Prof. Diego Leite de Oliveira (Dep. Orientais e Eslavas UFRJ)
Prof. Marcello Modesto (USP)

Prof. Syntactic Basis for the bioelectrical signals: Lexical Access and Syntactic integration of N400 and P600
Profa. Aline Gesualdi Manhães (CEFET-Rio)
Profa. Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Profa. Marije Soto  (UFRJ)
​Profa.  Aleria Lage (UFRJ)
​Isadora Rodrigues de Andrade (CAPES/Bolsa Nota 10 FAPERJ)​

Craniotomia com o paciente acordado
Analia Arévalo (USP ) 
Profa. Marije Soto  (UFRJ)
Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)

Lexical Decomposition and Lexical Access 
Júlia Cataldo Lopes  (Mestranda)
Felipe Nascimento (PhD CNPq/ advisors Alessandro Boechat & Aniela França) 

Grupo AJM / Sextas-feiras   às 10am (Brazil time)
(Aniela França (Linguística, UFRJ) / Juliana Novo Gomes (U. Minho) / Marije Soto  (Letras-Libras, UFRJ)
Projeto 1: combinações sintático-semânticas (ERP)
Insumos:

(*) The aTL as a locus of composition – evidence from English and Arabic.pdf
(*) EEG signatures of elementary composition: Disentangling genuine
composition and expectancy processes

(*) The interplay of composition and concept specificity in the left anterior
temporal lobe: An MEG stud
y  para 30/4
(*) How Does the Left Anterior Temporal Lobe Contribute to Conceptual Combination? Interdisciplinary  Perspectives para 30/4
Projeto 1: teste suporte 1  talvez por PCIBEX em duas línguas
menino esperto Vs smart boy (20 cong.)
menino assado  Vs  broiled boy (20 incog.)
de noite  Vs at night (20 fillers)
às vezes Vs at times
nunca antes VS never before
para 30/4 fazer 10 pares de portVs inglês
Projeto 1: teste suporte 2  talvez por PCIBEX em duas línguas
likert scale das incongruências

Condições

  1. Banana amarela    pleonástico
  2. Banana prata         tipo splash
    menor
  3. Banana verde        especificidade
    splash maior
  4. Banana gostosa     dimensão
    irrelevante
  5. Banana xrt             sem
    combinação
  1. Banana amarela
  2. Pele amarela
  3. Fruta amarela
  4. Muro  amarelo
  5. Bastante amarela

1. dente branco
2. dente canino
3. dente mole, careado,
4. dente limpo
5. dente XPtr

1. dente branco
2. cabelo branco
3. vestido branco
4. parede branca
5. pouco branco

  1. Árvore verde         pleonástico
  2. Árvore frutífera    tipo splash menor
  3. Árvore alta            especificidade splash maior
  4. Árvore bonita       dimensão irrelevante
  5. Árvore  xrt             sem combinação
  1. Árvore verde         pleonástico
  2. Maça   verde          tipo splash menor
  3. réptil   verde          especificidade splash maior
  4. livro     verde       dimensão irrelevante
  5. muito  verde             sem combinação

Leituras:
drive.google.com/drive/folders/1dCeinR861SFyryNxD2pc-HKpXCO-azl6?usp=sharing

ppt – memorial

Cérebro Infantil: Aquisição da Linguagem ​e outras cognições

Reading and Writing
​Isadora  Rodrigues de Andrade  (PhDStudent /CNPq)

Sammy Cardozo Dias (PhD Student)
Emily Silvano da Silva  (PhD Student / CAPES)
Yolanda Marleny Banda (Mestrado)
Kedman Bessa Batista da Silva Leitão (PhD Student)

Behavioral and  electrophysiological markers (N170  and N400) of the reading brain
Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Prof. Marije Soto  (UFRJ)
​​Isadora Rodrigues de Andrade (CAPES/Bolsa Nota 10 FAPERJ)​

Language Acquisition, ToM and other nascent cognitions, Videotech AA
​Kate Bárbara de Mendonça Leal (PhD student / CAPES)
Mayara de Sá Pinto (PhD student / CAPES )
Emily Silvano da Silva  (PhD Student / CAPES)
​​Isadora  Rodrigues de Andrade  (PhD student / CAPES )
Adryanne Martins (Master student)

Biolinguística

Iconicity Vs Arbitrariness
​Kate Bárbara de Mendonça Leal (Doutoranda)
Mayara de Sá Pinto (PhD CAPES)
Emily Silvano da Silva  (doutorando)
​Isadora  Rodrigues de Andrade  (Mestranda CNPq)
Sammy Cardozo Dias (doutorando)

Universal Grammar / Possible and Impossible languages
Stefanie Martin (Doutoranda)
Prof. Marije Soto  (UFRJ)

Bootstrapping Investigations
Mayara de Sá Pinto (PhD CAPES)
Alex de Carvalho (Université de Paris)​

The role of Neoteny in Human / Language Evolution
Prof. Thiago Oliveira da Motta Sampaio (UniCamp)
​Isadora  Rodrigues de Andrade  (MA student / FAPERJ Nota 10)
Profa Marije Soto (UERJ)


Interface Phenomena
Lenilson Luz de Menezes (PhD CAPES) (limbic effects on language)
Emily Silvano da Silva  (PhD Student / CAPES) (processing in the blind)
Marina Bedny (Johns Hopkins University USA) (processing in the blind)
Juliana Novo Gomes (Universidade do MInho)
​Kate Bárbara de Mendonça Leal (PhD student / CAPES) ​

Educação