Contamos com um
grupo valoroso de alunos de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem.
O Laboratório ACESIN é coordenado pela Professora Aniela Improta França ( LATTES / Orcid / ResearcherID / Loop / Google Scholar), membro da pós graduação em Linguística da UFRJ.
Neuropsicofisiologia da Linguagem
Semantica da duração / Percepção de tempo no processamento de linguagem
Prof. Thiago Oliveira da Motta Sampaio (UNICAMP)
Sentence Processing: Intra-sentential binding, subject-object assymetries; focus-topic operations, recursion: direct and indirect; control constructions and infinitive inflexion; complements vs adjucts
Prof. Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Prof. Marije Soto (UFRJ)
Prof. Marcus Maia (PPG em Linguística UFRJ)
Prof. Diego Leite de Oliveira (Dep. Orientais e Eslavas UFRJ)
Prof. Marcello Modesto (USP)
Prof. Syntactic Basis for the bioelectrical signals: Lexical Access and Syntactic integration of N400 and P600
Profa. Aline Gesualdi Manhães (CEFET-Rio)
Profa. Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Profa. Marije Soto (UFRJ)
Profa. Aleria Lage (UFRJ)
Isadora Rodrigues de Andrade (CAPES/Bolsa Nota 10 FAPERJ)
Craniotomia com o paciente acordado
Analia Arévalo (USP )
Profa. Marije Soto (UFRJ)
Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Lexical Decomposition and Lexical Access
Júlia Cataldo Lopes (Mestranda)
Felipe Nascimento (PhD CNPq/ advisors Alessandro Boechat & Aniela França)
Grupo AJM / Sextas-feiras às 10am (Brazil time)
(Aniela França (Linguística, UFRJ) / Juliana Novo Gomes (U. Minho) / Marije Soto (Letras-Libras, UFRJ)
Projeto 1: combinações sintático-semânticas (ERP)
Insumos:
(*) The aTL as a locus of composition – evidence from English and Arabic.pdf
(*) EEG signatures of elementary composition: Disentangling genuine
composition and expectancy processes
(*) The interplay of composition and concept specificity in the left anterior
temporal lobe: An MEG study para 30/4
(*) How Does the Left Anterior Temporal Lobe Contribute to Conceptual Combination? Interdisciplinary Perspectives para 30/4
Projeto 1: teste suporte 1 talvez por PCIBEX em duas línguas
menino esperto Vs smart boy (20 cong.)
menino assado Vs broiled boy (20 incog.)
de noite Vs at night (20 fillers)
às vezes Vs at times
nunca antes VS never before
para 30/4 fazer 10 pares de portVs inglês
Projeto 1: teste suporte 2 talvez por PCIBEX em duas línguas
likert scale das incongruências
Condições
- Banana amarela pleonástico
- Banana prata tipo splash
menor - Banana verde especificidade
splash maior - Banana gostosa dimensão
irrelevante - Banana xrt sem
combinação
- Banana amarela
- Pele amarela
- Fruta amarela
- Muro amarelo
- Bastante amarela
1. dente branco
2. dente canino
3. dente mole, careado,
4. dente limpo
5. dente XPtr
1. dente branco
2. cabelo branco
3. vestido branco
4. parede branca
5. pouco branco
- Árvore verde pleonástico
- Árvore frutífera tipo splash menor
- Árvore alta especificidade splash maior
- Árvore bonita dimensão irrelevante
- Árvore xrt sem combinação
- Árvore verde pleonástico
- Maça verde tipo splash menor
- réptil verde especificidade splash maior
- livro verde dimensão irrelevante
- muito verde sem combinação
Leituras:
drive.google.com/drive/folders/1dCeinR861SFyryNxD2pc-HKpXCO-azl6?usp=sharing
ppt – memorial
Cérebro Infantil: Aquisição da Linguagem e outras cognições
Reading and Writing
Isadora Rodrigues de Andrade (PhDStudent /CNPq)
Sammy Cardozo Dias (PhD Student)
Emily Silvano da Silva (PhD Student / CAPES)
Yolanda Marleny Banda (Mestrado)
Kedman Bessa Batista da Silva Leitão (PhD Student)
Behavioral and electrophysiological markers (N170 and N400) of the reading brain
Juliana Novo Gomes (Universidade do Minho)
Prof. Marije Soto (UFRJ)
Isadora Rodrigues de Andrade (CAPES/Bolsa Nota 10 FAPERJ)
Language Acquisition, ToM and other nascent cognitions, Videotech AA
Kate Bárbara de Mendonça Leal (PhD student / CAPES)
Mayara de Sá Pinto (PhD student / CAPES )
Emily Silvano da Silva (PhD Student / CAPES)
Isadora Rodrigues de Andrade (PhD student / CAPES )
Adryanne Martins (Master student)
Biolinguística
Iconicity Vs Arbitrariness
Kate Bárbara de Mendonça Leal (Doutoranda)
Mayara de Sá Pinto (PhD CAPES)
Emily Silvano da Silva (doutorando)
Isadora Rodrigues de Andrade (Mestranda CNPq)
Sammy Cardozo Dias (doutorando)
Universal Grammar / Possible and Impossible languages
Stefanie Martin (Doutoranda)
Prof. Marije Soto (UFRJ)
Bootstrapping Investigations
Mayara de Sá Pinto (PhD CAPES)
Alex de Carvalho (Université de Paris)
The role of Neoteny in Human / Language Evolution
Prof. Thiago Oliveira da Motta Sampaio (UniCamp)
Isadora Rodrigues de Andrade (MA student / FAPERJ Nota 10)
Profa Marije Soto (UERJ)
Interface Phenomena
Lenilson Luz de Menezes (PhD CAPES) (limbic effects on language)
Emily Silvano da Silva (PhD Student / CAPES) (processing in the blind)
Marina Bedny (Johns Hopkins University USA) (processing in the blind)
Juliana Novo Gomes (Universidade do MInho)
Kate Bárbara de Mendonça Leal (PhD student / CAPES)
Educação
ENSINO TRANSDISCIPLINAR: O ESPAÇO ALEXANDRIA- ESTRUTURANDO A UNIVERSIDADE DO FUTURO
Apoio da FAPERJ: E_07/2020 – Prog. Educ. Digital Inclusiva – Apoio Instituições Públicas de Educação Superior – 2020 / Faixa B
Resumo:
A proposta aqui oferecida para exame refere-se a uma iniciativa do Espaço Alexandria (EA), uma instância transdisciplinar da UFRJ ligada diretamente à Reitoria, e apoiada por ela e pelo Colégio de Altos Estudos da UFRJ. Ensino transdisciplinar: o Espaço Alexandria estruturando a universidade do futuro é um projeto especialmente voltado para o aluno universitário de baixa renda, que luta com precariedade social e com a falta de base herdada dos níveis mais básicos do sistema escolar. A ideia do projeto é subverter a lógica de transferir para o estudante o conhecimento acumulado em grandes linhas temáticas e oferecer ele um ensino de alto nível sobre os conteúdos essenciais a respeito do universo e da vida em um formato de educação ativa de forma que ele consiga resgatar sua agentividade para seguir procurando satisfazer seus próprios anseios, alcances e alternativas. É um projeto desenvolvido em 3 fases que culminará com subprodutos desenvolvidos pelos próprios alunos além de toda uma documentação cuidadosa para que o projeto possa ser replicado e aprimorado. O nosso maior desafio é implementar essa pequena revolução na maior universidade federal do país, tendo na base do esforço a ajuda fundamental desse edital da FAPERJ.
Interdisciplinaridade; inclusão digital; universidade; inovação
Abstract:
This project is an initiative of Espaço Alexandria (EA), a transdisciplinary instance of the Federal University of Rio de Janeiro, directly linked to the Dean’s Office, and supported by the Colégio de Altos Estudos. It aims, specially, at the low-income university student, who struggles with social precariousness and lack of academic base inherited from the most basic levels schooling. The idea of the project is to subvert the logic of transferring great loads of knowledge from broad thematic lines to the students and offering them, instead, a high-level teaching about the universe and about life through the paradigm of active education. With the students’ own engagement, they will be able to rescue their agency to continue seeking their own desires, perspectives and alternatives. It is a project developed in 3 phases that will culminate with the presentation of the by-products developed by the students, in addition to a careful documentation of all the phases so that the project can be replicated and improved. Our biggest challenge is to implement this small revolution in Brazil’s largest federal university, with the fundamental aid of FAPERJ’s grant. Interdisciplinarity; digital inclusion; university; innovation
Equipe:
Aleria Cavalcante Lage
Aniela Improta França Doutorado
Bruss Reboucas Coelho Lima
Claudia Domingues Vargas
Fátima Cristina Smith Erthal
José Otávio Motta Pompeu e Silva
Luiz Bevilacqua Doutorado
Maira Monteiro Fróes