EMENTA
Interfaces apresentadas pela neurociência da linguagem em relação a outros domínios de conhecimento. Modos diferenciados de adquirir e usar linguagem. A relação entre linguagem e outras funções cognitivas, como memória, funções executivas, reconhecimento de objeto e face, orientação espacial, percepção visual e auditiva, entre outras. O reflexo dessas relações na organização neuro-anatômica funcional. O efeito de aquisição de língua materna na organização e desenvolvimento neuro-anatômico. Plasticidade neuronal e sua relação. Neurofisiologia das cognições em pessoas cegas, surdas, ou em pessoas bilingues bimodais. Os efeitos da alfabetização na arquitetura e função neuro-anatômica. Interação entre desenvolvimento da cognição social e organização neuronal.
Módulo 1 – Professora Aleria Lage
Introdução à Neurociência da Linguagem, Sintaxe, Processamento e Memória
Materiais de leitura
Módulo 3 – Professora Aniela França
24 DE JUNHO – Bem Vindos à Parte 3 do curso:
- wang speke 2000Slides aula1 navegação
- Vídeo Hubel e Weisel no experimento feito com gatos com crânio aberto: vídeo mostra a ativação seletiva de neurônios pinçados em referência às diferentes direções de linhas projetadas em frente do gato.
- tolman1946
- Paper 1
- Paper 2 Kanwisher.PNAS2010
- Paper 3 – RPC
- Paper 4 cortex entorrinal
- Paper 5 – PLACE CELL
- Paper 6 – Resumo histórico das células de navegação
- Paper 7 Head direction cells
- Paper 8 Resumo de reorientação – the manhattan challenge
- Paper extra (antecede ao 8)
Dia 8 DE JULHO – Escrita e leitura
- Aula 3 slides
- Paper 8 InsideThe Letterbox
- Paper 9 – Andrade_ França_2020
- Paper 10_ Dehaene_Dehaene
- Paper 11 Andrade França
- Paper 12 – object representation
15 DE JULHO –
- Teste (paper esburacado)