Skip to the content
  • English
    • Portuguese
logo mainlogo darklogo light
  • Home
  • People
    • Staff
    • Alumni
  • Research
    • Research
    • Financing
    • Materiais
  • Courses
    • Erp Workshop 2022
    • LEF 141 – Fundamentos da Linguística
    • LEF 794 e LEF 894 – Neurofisiologia da Leitura
    • LEF 878 E LEF 771 – Biologia da Linguagem
    • LEF 771 e LEF 877
    • LEF 773 e LEF 873
    • LEF702 – Prática de análise de dados linguísticos
  • Meetings
    • Reuniões 2023
    • Reuniões 2022
    • Reuniões 2021
    • Reuniões 2020
  • Diffusion
    • Vídeos
    • Podcast Condução
  • Publications
    • Livros
  • Videoteca A
logo main
  • Home
  • People
    • Staff
    • Alumni
  • Research
    • Research
    • Financing
    • Materiais
  • Courses
    • Erp Workshop 2022
    • LEF 141 – Fundamentos da Linguística
    • LEF 794 e LEF 894 – Neurofisiologia da Leitura
    • LEF 878 E LEF 771 – Biologia da Linguagem
    • LEF 771 e LEF 877
    • LEF 773 e LEF 873
    • LEF702 – Prática de análise de dados linguísticos
  • Meetings
    • Reuniões 2023
    • Reuniões 2022
    • Reuniões 2021
    • Reuniões 2020
  • Diffusion
    • Vídeos
    • Podcast Condução
  • Publications
    • Livros
  • Videoteca A

Archive

LEF 794 e LEF 894 – Neurofisiologia da Leitura
Cursos
LEF 141 – Fundamentos da Linguística
Cursos
LEF 773 e LEF 873
Cursos
LEF 771 e LEF 877
Cursos
Erp Workshop 2022
Cursos
LEF 878 E LEF 771 – Biologia da Linguagem
Cursos
LEF702 – Prática de análise de dados linguísticos
Cursos

LEF 794 e
LEF 894 - Neurofisiologia da Leitura

O Laboratório ACESIN é coordenado pela Professora Aniela Improta França ( LATTES / Orcid / ResearcherID / Loop / Google Scholar), membro da pós graduação em Linguística da UFRJ. 

NEUROFISIOLOGIA DA LEITURA
Aniela França (UFRJ) e Alex de Carvalho (U. de Paris)

Link para as reuniões / terças feiras às 15 horas

Abril 11 e 18 de 2023:  Introdução à neurofisiologia 
A neurofisiologia da Linguagem se reconfigurou de forma radical na última década. Os novos modelos de processamento de linguagem, dois dos quais estão exemplificados acima, indicam que as cognições de linguagem se espalham por todo cérebro. Um dos objetivos do curso é fazer você se familiarizar com os novíssimos achados na neurociência da linguagem, sendo que daremos enfoque especial à leitura.
​Nas duas aulas iniciais, nosso objetivo será nivelar o conhecimento basal de neuroanatomia e fisiologia, como também de metodologia científica nas neurociências com uma visada histórica.  Com esse conhecimento poderemos prosseguir focalmente por uma neurofisiologia da Leitura bem recente que vai necessitar da compreensão automática desses conhecimentos fundamentais. Serão duas aulas de exposição sem leitura prévia. ​

De 11/04 até julho de 2023: da aquisição da linguagem à leitura

  • Parte 1:  Evolução e neurofisiologia da linguagem
  • ​Parte 2: Neurofisiologia da Leitura​

As duas partes foram programadas para trabalharem em concerto com o intuito de suprir informações de como a linguagem é implementada no cérebro humano, através de estratégias evolutivas, períodos críticos e refinamento neural, e como outros sistemas cognitivos muito menos reflexos, desenvolvidos pelo homem, como a aquisição de escrita, se nutrem dos sistemas linguístico, de reconhecimento de faces e de reconhecimento de objetos, para promoverem novos usos e adaptações para a circuitaria neuronal.  

Aula 1    11/04
Arquivo para imprimir
Slides  Aula 1 / video da aula 1
Vídeo 1  – Neurofisiologia da Linguagem Parte 1 (ACESIN)
Vídeo 2 – Craniotomia  com o paciente acordado
Vídeo 3 – Neuroanatomia da Faculdade de Medicina da British Columbia
Planilha
Convite do whatsapp
Textos de apoio
França, 2021 – Afasias

Aula 2 18/04
​slides Aula 2
Vídeo 4 – Afasia ínsula 
Vídeo 5 – Afasia de Wernicke
Leituras extras
Resenha Andressa

Parte 1 – Evolução e neurofisiologia da linguagem

25 – Evolution_beyond_chomsky_fitch.pdf
slides
evolution_beyond_chomsky_fitch.pdf
       Resenhador – Reinaldo

  • Apresentador – Nilton
  • Perguntador – Cledson
  • Victor Nóbrega: O surgimento da Linguagem
  • Victor Nóbrega: A Pre-história da linguagem humana

       Hauser, Chomsky e Fitch 2002
       Hauser and Fitch 2014
       Resenha Reinaldo

MAIO 
9 –   History of Neuronal Migration
          Vídeo desenvolvimento neuronal no bebê 
Vídeo Pasko Rakic: Não deixem de assistir!

          Evolution of the neocortex: Perspective from developmental biology

  • Apresentador da aula anterior – Nilton
  •  Resenhador – Cledson
  •  Apresentador – Claudio
  •  Perguntador – Lenilson
  • Vídeo sobre evolução

23    Neotenia

  • Slides da introdução do tema
  •  Apresentador – Mayda
  • Vídeo sobre neotenia
  •  Perguntador: Anna​​

JUNHO
06
   Poda Sináptica

  • Extraordinary neoteny of synaptic spines in the human prefrontal cortex
  • Resenhador – Kedman
  • Apresentador –  Liamara
  • Perguntador – Mayda

​
13 –  Critical_periods.pdf

  • Resenhador Lienise
  • Apresentador: Eliana slides
  • Perguntador: Larissa  / Anna

Enantiomorphism.pdf  slides
Do_imprinting_à_reciclagem_neuronal.pdf

Parte 2 – Neurofisiologia da Leitura
Assistam os dois vídeos: o primeiro é uma aula do Stan Dehane, em inglês, mas é possível colocar legendas no youtube e também é possível ler todas as falas em inglês. O segundo é falado em português. Trata-se de uma aula do Prof. Felipe Pegado, pesquisador brasileiro, hoje professor da Universidade de Paris. 

Picture

 
Picture

20 – Mudanças corticais provocadas pela alfabetização

  • Dehaene et al 2010
  • Resenhador – Eliana
  •  Apresentador – Lienise
  •  Perguntador – Luana

27 – A transição: pré-leitores e pós-leitores

  • ​Apresentação Isadora Andrade: Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguística​  – slides  /   aula​
  • paper 1: sobre a formação de grafemas
  • paper 2: sobre a formação de grafemas

JULHO
4  – Um sinal elétrico relativo aos grafemas

  • Dehaene et al 2016
  • Resenhador – Bruna
  • Apresentador – Luana
  • Perguntador – Laís
  • Apresentação da Profa. Marije Soto (UFRJ) sobre o N170
  • AVALIAÇÃO DISCENTE : Não deixe de participar !!!

 (com Alex de Carvalho da Université de Paris, começando às 9 da manhã)
11 – 
Aquisição de leitura: preditores cognitivos

  • paper  –  versão mais curta – Versão Alex apresentador Felipe Vital

18- Medindo o desempenho leitor e identificando os fatores cognitivos que o afetam 

  • Paper – apresentadores Kedman e Marial Lúcia

AGOSTO
10 – Prazo de entrega dos trabalhos
Instruções: A partir de qualquer um dos artigos lidos no curso, desde que não tenha sido o artigo que você mesmo apresentou, apresente uma resenha sobre o tema que contenha também um ponto de vista seu. 

The lab´s PI is Aniela Improta França, (LATTES / ORCID  / ResearcherID / Loop / Google Scholar), Full Professor of Linguistics, member of the Graduate Linguistics Program and current Dean of Graduate Studies at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).

Drag

The lab´s PI is Aniela Improta França, (LATTES / ORCID  / ResearcherID / Loop / Google Scholar), Full Professor of Linguistics, member of the Graduate Linguistics Program and current Dean of Graduate Studies at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).


Aniela Improta França:
aniela@letras.ufrj.br
Marije Soto: 
marijesoto@letras.ufrj.br