Contamos com um
grupo valoroso de alunos de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa e Neurociência da Linguagem.
O Laboratório ACESIN é coordenado pela Professora Aniela Improta França ( LATTES / Orcid / ResearcherID / Loop / Google Scholar), membro da pós graduação em Linguística da UFRJ.
Abril
13/04
Apresentação : Aniela e Julia
Texto: Julia
ULLMAN, M. T.; MIRANDA, R. A.; T., M. L. (2008) Sex differences in the neurocognition of language. In: Sex differences in the brain from genes to behavior, pp. 291-309.
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Maio
04/05
Resenha: Renata
Texto: Leo
Ellen F. Lau; Phillip J. Holcomb; Gina R. Kuperberg (2013). Dissociating N400 effects of prediction and association in single-words contexts.
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11/05
Resenha: Stefanie
Texto: Jéssica
Rajesh K. Kana , Timothy A. Keller , Vladimir L. Cherkassky , Nancy J. Minshew & Marcel Adam Just (2009) Atypical frontal-posterior synchronization of Theory of Mind regions in autism during mental state attribution, Social Neuroscience, 4:2, 135-152, DOI: 10.1080/17470910802198510.
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18/05
Resenha: Olívia
Texto: Anabela
Habilidade de revisão em crianças, controle cognitivo e SES.
(Apresentação de projeto de pesquisa, sem bibliografia prévia para a reunião).
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25/05
Resenha: Mayara
Tools: Isa, Julia, Leo.
Como montar (uma planilha de) estímulos.
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Junho
01/06
1st EEG Workshop.
08/06
Texto: Emily
(Apresentação de projeto de pesquisa, sem bibliografia prévia para a reunião).
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22/06
Excepcionalmente, não haverá reunião nesse dia.
Julho
13/07
Resenha: Isadora
Texto: Mayara
Patt, Wagner, Arunachalam (2020) The Development of a Sense of an Ending. Proceedings of the 44th Boston University Conference on Language Development
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20/07
Resenha: Anabela
Texto: Adryanne
Jon Sprouse; Ivano Caponigro; Ciro Greco; Carlo Cecchetto. Experimental syntax and the variation of island effects in English and Italian.
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Agosto
Recesso: reuniões do lab e de orientação.
Setembro
07/09
Feriado (Independência)
14/09
Não haverá reunião. Os alunos foram dispensados para poderem participar do curso Psicolinguística e Interfaces II (UFPB).
28/09
Não haverá reunião. Os alunos foram dispensados para poderem participar do curso Psicolinguística e Interfaces II (UFPB).
Outubro
12/10
Feriado
(Nossa Senhora Aparecida)
19/10
Resenha: Olívia
Texto: Stefanie
Lemke, C.E.; Weissheimer, J.; Mota, N.B.; Brentano, L.S.; Finger, I. (2021). The effects of early biliteracy on thought organisation and syntactic complexity in written production by 11-year-old children.
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26/10
Não haverá reunião. Os alunos foram dispensados para poderem participar do curso Psicolinguística e Interfaces II (UFPB).
Novembro
02/11
Feriado (Finados)
09/11
Não haverá reunião. Os alunos foram dispensados para poderem participar do curso Psicolinguística e Interfaces II (UFPB).
16/11
Resenha: Jéssica
Texto: Leonardo
HANNA et al. (2016). Early neurophysiological indices of second language morphosyntax learning.
FREUNBERG et al. (2022). Is it time to reconsider the ‘gold standart’ for nativelikeness in ERP studies on grammatical processing in a second language? …
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23/11
Não haverá reunião. Os alunos foram dispensados para poderem participar do curso Psicolinguística e Interfaces II (UFPB).
30/11
Resenha: a definir
Tools: Profa. Ligia Correa de Souza (IFSP/ UFABC)
Minicurso LaTex
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Dezembro
07/12 e 14/12
Não haverá reunião. Os alunos foram dispensados para poderem participar do curso Psicolinguística e Interfaces II (UFPB).
21/12
Recesso